"As long as you did it to one of these My least brethren, you did it to Me."

"O que você fez com o menor dos meus irmãos, é para mim que você fez isso"

 

 

 

 

 

54A A.J.C. Bose Road

Calcutta 700016

India

 

 

 

COMUNICADO À IMPRENSA SOBRE À EVOLUÇÃO RECENTE em

NIRMAL HRIDAY, Casa das Missionárias da Caridade

Em EAST JAIL ROAD, RANCHI.

 

Mother House, Kolkata, 17 de Julho de 2018,

 

 

 

 

 

Estamos  tristes  e  aflitos  com   desenvolvimentos recentes  em Nirmal Hriday  (Casa das Missionárias da Caridade em East Jail Rd, Ranchi). Embora tenhamos uma confiança total no processo judicial em curso, expressamos nosso arrependimento e nossa dor pelo que aconteceu e condenamos, em termos inequívocos, acções individuais que  têm nada a ver com a nossa Congregação das Missionárias da Caridade. Nós cooperamos plenamente com a investigação e estamos abertas a qualquer investigação livre, justa e equitativa. Com isto em mente e por causa de mitos prevalentes, informações tendenciosas, notícias falsas e insinuações sem base real para as irmãs de Madre Teresa, é adequado para expor o curso dos acontecimentos de tal forma que parecem emergir da investigação. Irmã Concelia, MC, era a irmã responsável em Nirmal Hriday de mães solteiras desde o 6 de Junho 2017. Ela era responsável pela admissão, hospitalização, pelo aconselhamento, registo, acompanhamento de mães e bebés, se necessário, ao CWC e a saída de mães solteiras da casa. A Sra. Anima Indwar começou a trabalhar em Nirmal Hriday em Janeiro de 2012. Primeiro, como assistente, tornou-se membro da supervisão de mães solteiras. Ela aprendeu seu trabalho muito bem e se tornou capaz de ajudar a Irmã Concelia efectivamente. Ela apreciava a confiança das irmãs. Quando Irmã Concelia obteve maior responsabilidade e, por isso, a Sra. Anima Indwar teve a responsabilidade de acompanhar as mães solteiras, seus bebés e seus responsáveis para Sadar Hospital, RIMS e CWC se ela considerava necessário. Em 29 de Junho de 2018 aproximadamente às doze e meia, a Directora da  Protecção Infantil, Sra. Seema, e outros Oficiais da Acção Social (cerca de 5) se apresentaram em Nirmal Hriday.

 

Eles pediram  registos de admissão e acompanhamento contendo informações sobre os moradores da casa. Eles apreenderam os  registos mantidos por Nirmal Hriday sem fornecer um recibo para a instituição, como é o procedimento.

 

Nos registos de mães solteiras, os funcionários investigaram especificamente a Sra. Karishma Toppo e seu bebé. Karishma foi internada  no dia 19 de Março de 2018 e deu à luz em 1º de Maio.

Após o parto, a Sra. Toppo disse a Nirmal Hriday que ela devolvesse o bebé ao CWC. A Sra. Indwar, a Sra. Toppo e seu tutor levaram o bebé de Nirmal Hriday para devolver a criança ao CWC. Mas nem Nirmal Hriday nem as irmãs têm os meios para garantir que a criança tenha sido entregue ao CWC porque é a prática de não emitir um recibo neste caso de mãe solteira.

 

No dia 3 de Julho de 2018,  a Sra. Anima lndlvar, convocada pelo CWC, admitiu que a criança não tinha sido entregue ao  CWC. Depois de tal admissão, ela foi encaminhada à polícia pelo CWC. No mesmo dia, o filho da Sra. Toppo foi entregue ao CWC pela Sra. Anima Indvar e pela Sra. Karishma Toppo.

No dia 4 de Julho, a irmã Concelia MC e a irmã Marie Deanne, Superiora de Nirmal Hriday, também foram interrogadas pela polícia: a primeira foi presa e a segunda, depois duma custódia que durou até as 19 horas do dia seguinte, foi finalmente liberada.

 

Na noite de 4 de Julho, o CWC e a Sra. Seema, Oficial de Protecção Infantil, sem avisar oficialmente Nirmal Hriday, levaram 11 mães solteiras - uma com seu bebé - e um guarda do centro. As mulheres foram publicamente humilhadas pelos funcionários e submetidas ao fogo dos meios de comunicacão, imprensa e televisão.

 

Por razões desconhecidas, o Lar Sishu Bhawan em Hinoo foi invadido pela polícia com o CWC e 7 membros da força policial no dia 6 de Julho. 22 crianças foram levadas pelo CWC, incluindo um bebé de um mês de idade.

 

"O que você fez com o menor dos meus irmãos, é para mim que você fez isso"

O bebé estava doente e teve que ser transportado para a UTI do Hospital Rani após uma custódia no CWC. Os registos e documentos apreendidos não foram objecto de qualquer declaração oficial. É angustiante que o CWC tenha reservado tal tratamento a uma instituição dá qual os funcionários disseram que era "um excelente ambiente para o cuidado das crianças" há cerca de duas semanas.

 

As Missionárias da Caridade seguem os passos da sua fundadora, Santa Teresa de Calcutá, e cuidam dos pobres, necessitados e aflitos desde 1950. Hoje existem 5167 irmãs activas ou contemplativas em 760 lares em 139 países. As Missionárias da Caridade administram 241 casas na Índia, incluindo as de Jharkhand. Nossos trabalhos são voltados para leprosos, pacientes com tuberculose, AIDS, crianças e adultos com deficiências físicas ou mentais. Temos clínicas de primeiros socorros, abrigos nocturnos, instituições para mulheres em perigo ou meninas em perigo, para as mulheres grávidas abandonadas e para as pessoas que foram levadas à rua pela pobreza ou fome.

 

A Congregação das Missionárias da Caridade deseja continuar seu serviço gratuito e sincero aos mais pobres, vulneráveis ou necessitados, enquanto enfrenta críticas infundadas e sem precedentes.

Temos toda  confiança nos tribunais e investigações e estamos confiantes de que a justiça prevalecerá.

Oramos por aqueles que foram feridos por estes desenvolvimentos recentes e pedimos a Deus para abençoar todos aqueles que estão ao nosso lado nestes tempos difíceis e dolorosos e elevamos nossas orações a Deus com todas as pessoas de boa vontade.

 

 Que nossa Mãe, Santa Teresa de Calcutá, interceda por nós diante do Pai Todo-Poderoso.

 

 

 

Deus te abençoe

Sr. M. Prema, MC

Superiora Geral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Text © Mother Teresa Center of the Missionaries of Charity

 

 

 

 

Mother Teresa Center

524 West Calle Primera,

Suite #1005N

San Ysidro CA 92173

USA

-------------------------------------------------

mtc@motherteresa.org

www.motherteresacenter.org

-------------------------------------------------

♦Italiano  ♦English  ♦Español  ♦Français  ♦Português  ♦Deutsch

 

Página inicial    ●Sobre    ●Oração   ●Noticia(s)   ●Publicações    ●Biblioteca    ●Multimédia    ●Arquivos    ●Contatos