♦Sobre Madre Teresa de Calcutá

 

 Dia Internacional da Caridade - 5 de setembro

 

♦A caridade contribui para a promoção do diálogo

♦Antecedentes, Mensagem do Secretário-Geral,

♦Resolução,

♦Eventos

♦Mensagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A caridade contribui para a promoção do diálogo

 

A caridade contribui para a promoção do diálogo, da solidariedade e do entendimento mútuo entre as pessoas.

A pobreza persiste em todos os países do mundo, independentemente da sua situação económica, social e cultural, em particular nos países em desenvolvimento.

 

Reconhecendo o papel da caridade no alívio das crises humanitárias e do sofrimento humano dentro e entre as nações, bem como dos esforços de organizações e indivíduos de caridade, incluindo o trabalho de Madre Teresa, a Assembléia Geral das Nações Unidas em sua a resolução A / RES / 67/105 designou o 5 de setembro, o aniversário da morte de Madre Teresa, como o Dia Internacional da Caridade.

 

Neste Dia Internacional da Caridade, as Nações Unidas convidam todos os Estados membros e todas as organizações internacionais e regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não governamentais e indivíduos, a comemorar o Dia de forma apropriada, incentivando a caridade, inclusive através de educação e atividades de conscientização pública.

© United Nations

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Background

 

A caridade, como as noções de voluntariado e filantropia, proporciona vínculos sociais reais e contribui para a criação de sociedades inclusivas e mais resilientes. A caridade pode aliviar os piores efeitos das crises humanitárias, complementar os serviços públicos em saúde, educação, habitação e proteção infantil. Auxilia o avanço da cultura, ciência, esportes e proteção do patrimônio cultural e natural. Também promove os direitos dos marginalizados e desfavorecidos e difunde a mensagem da humanidade em situações de conflito.

 

O Dia Internacional da Caridade foi estabelecido com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas, ONGs e partes interessadas em todo o mundo para ajudar outros através de atividades voluntárias e filantrópicas.

A data de 5 de setembro foi escolhida para comemorar o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979 "para o trabalho realizado na luta para superar a pobreza e a angústia, que também constituem uma ameaça para Paz."

 

A Madre Teresa, a freira e missionária de renome, nasceu Agnes Gonxha Bojaxhiu em 1910. Em 1928 foi para a Índia, onde se dedicou a ajudar os indigentes. Em 1948, tornou-se cidadã indiana e fundou a ordem de Missionários da Caridade em Calcutá (Calcutá) em 1950, que se tornou notável por seu trabalho entre os pobres e os moribundos nessa cidade.

 

Por mais de 45 anos, ela ministrou aos pobres, doentes, órfãos e moribundos, enquanto orientavam a expansão dos Missionários da Caridade, primeiro na Índia e depois em outros países, incluindo hospícios e casas para os mais pobres e desabrigados. O trabalho da Madre Teresa foi reconhecido e aclamado em todo o mundo e recebeu vários prêmios e distinções, incluindo o Prêmio Nobel da Paz. Madre Teresa morreu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos de idade

 

© Nações Unidas

© United Nations

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mensagem do Secretário-Geral

Secretary-General's Message

 

 

A caridade desempenha um papel importante na defesa dos valores e no avanço do trabalho das Nações Unidas. Doações de tempo ou dinheiro; envolvimento voluntário na própria comunidade ou no outro lado do mundo; atos de carinho e bondade sem pensar em recompensas; Essas e outras expressões de solidariedade global nos ajudam em nossa busca compartilhada de viver juntos em harmonia e construir um futuro pacífico para todos.

 

Congratulo-me com esta primeira observância do Dia Internacional da Caridade, que foi proclamado no ano passado pela Assembléia Geral das Nações Unidas e que coincide com o aniversário da morte de Madre Teresa, cuja vida e boas obras para alguns dos mais pobres e pobres da família humana. Os membros vulneráveis inspiraram a emulação em todo o mundo.

 

Curiosamente, a caridade às vezes é demitida, como se fosse ineficaz, inapropriado ou mesmo degradante para o destinatário. "Isso não é caridade", alguns doadores se esforçam para reivindicar, "isso é um investimento". Reconheçamos a caridade pelo que é no coração: uma empresa nobre visando melhorar a condição humana.

Num momento em que pretendemos acelerar os nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e definir uma agenda audaciosa para o período posterior a 2015, o papel da caridade pode e deve crescer.

 

Os órgãos das Nações Unidas, como o Programa de Voluntários das Nações Unidas e a UNICEF, oferecem locais para que as pessoas em todo o mundo se envolvam. Ao estabelecer o Dia, a Assembléia Geral pediu que a caridade fosse encorajada através de atividades de educação e conscientização; iniciativas como a ASPIRE do Action Acadêmico das Nações Unidas - Ação por Alunos para Promover a Inovação e a Reforma através da Educação - incentivaram jovens mulheres e homens a assumirem a responsabilidade de garantir que seus colegas menos afortunados tenham a oportunidade financeira de ir à escola. As agências humanitárias da ONU dependem de doações de caridade do público, bem como a generosidade dos governos para continuar seu trabalho de salvamento em resposta a desastres naturais, conflitos armados e outras emergências.

Neste novo Dia Internacional, exorto as pessoas em todos os lugares, de todas as idades, a agir sobre o impulso caritativo que reside em todo ser humano.

Ban Ki-moon

 

© United Nations

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos

Events

 

A Missão Permanente da Hungria, em cooperação com o DPI, PNUD, UNOP e UNF, está organizando duas discussões na sede da ONU em Nova York para destacar a importância das organizações sem fins lucrativos em desenvolvimento. As duas discussões vão se concentrar no papel da caridade na água e no saneamento e na redução da pobreza, questões de erradicação.

A participação é por convite, no entanto, as discussões em painel serão transmitidas via web na webtv.un.org.

Hora e local do evento: 5 de setembro de 2013, 3: 00-6: 00 p.m .; Sala de Conferência 1, Edifício de Conferência, Sede da ONU

Agenda e palestrantes:

O papel da caridade na obtenção de acesso a água limpa e saneamento: 3: 00-4: 30 p.m.

Paull Young, Diretor de Digital, Caridade: água

Girish Menon, Diretor de Programas Internacionais, WaterAid

Kellie Sloan, Diretor e Chefe do Gabinete do Gabinete do Presidente do Desenvolvimento Global, Fundação Bill e Melinda Gates

Seema Shah, Diretor de Pesquisa de Projetos Especiais, The Foundation Center

Parceria para o alívio da pobreza, a erradicação - o papel da caridade: 4: 30-6: 00 p.m.

Discurso principal: Hugh Evans, CEO, The Global Poverty Project

Navid Hanif, Diretor, Escritório para o apoio e coordenação do ECOSOC, UNDESA

Selim Jahan, Diretor, Prática da Pobreza, Mesa do PNUD para a Política de Desenvolvimento

Neelam Makhijani, CEO, The Resource Alliance

Susan Myers, vice-presidente para as Relações da ONU, Fundação das Nações Unidas

 

 

© United Nations

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Resolução

Resolution

 United Nations A/RES/67/105

 

Nações Unidas A / RES / 67/105

Assembleia Geral

Distr .: Geral

7 de março de 2013

67  sessão

Item 15 da agenda

Resolução aprovada pela Assembléia Geral em 17 de dezembro de 2012

[sem referência a uma comissão principal (A / 67 / L.45 e Add.1)]

67/105. Dia Internacional da Caridade

A assembleia geral,

Reafirmando a Declaração Universal dos Direitos Humanos 1, que afirma que o reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,

Recordando os objetivos e objetivos da Declaração 2 e Programa de Ação3 sobre uma Cultura de Paz,

Reafirmando a resolução 1980/67 do Conselho Econômico e Social, de 25 de julho de 1980, sobre os anos internacionais e os aniversários e as resoluções da Assembléia Geral 53/199 de 15 de dezembro de 1998 e 61/185, de 20 de dezembro de 2006, sobre a proclamação de anos internacionais,

Reafirmando também o reconhecimento, estabelecido na Declaração do Milênio das Nações Unidas 4 adotada pelos Chefes de Estado e de Governo na Cúpula do Milênio, do valor fundamental da solidariedade para as relações internacionais no século XXI,

Profundamente preocupado com a persistência da pobreza em todos os países do mundo,

particularmente nos países em desenvolvimento, independentemente dos seus aspectos econômicos, sociais e

situação cultural

Reconhecendo o trabalho realizado pelos Estados Membros e pelo sistema das Nações Unidas

e o papel da caridade no alívio das crises humanitárias e do sofrimento humano dentro

e entre as nações,

1 Resolução 217 A (III). 2 Resolução 53/243 A. 3 Resolução 53/243 B. 4 Rresolução 55/2.

A / RES / 67/105 Dia Internacional da Caridade

Afirmando que a caridade pode contribuir para a promoção do diálogo entre pessoas de diferentes civilizações, culturas e religiões, bem como de solidariedade e compreensão mútua,

Reconhecendo os esforços de organizações de caridade e indivíduos, incluindo o trabalho de Madre Teresa,

1. Decide designar 5 de setembro como o Dia Internacional da Caridade;

Convida todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais e regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não governamentais e indivíduos, a comemorar o Dia Internacional da Caridade de forma apropriada, incentivando a caridade, inclusive através de educação e atividades de conscientização pública;

Solicita ao Secretário-Geral que apresente a presente resolução à atenção de todos os Estados Membros e organizações do sistema das Nações Unidas.

58ª reunião plenária 17 de dezembro de 2012

 

 

 

58th plenary meeting 17 December 2012

© United Nations

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mother Teresa Center

524 West Calle Primera,

Suite #1005N

San Ysidro CA 92173

USA

-------------------------------------------------

mtc@motherteresa.org

www.motherteresacenter.org

-------------------------------------------------

♦Italiano  ♦English  ♦Español  ♦Français  ♦Português  ♦Deutsch

 

A caridade contribui para a promoção do diálogo, da solidariedade e do entendimento mútuo entre as pessoas.

Página inicial    ●Sobre    ●Oração   ●Noticia(s)   ●Publicações    ●Biblioteca    ●Multimédia    ●Arquivos    ●Contatos